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O Trem das Cachoeiras foi um trem turístico que rodou na cidade de Rio Acima (MG) por quatro anos. O trem era formado por uma pequena locomotiva alemã que tracionava três vagões de passageiros e percorria um trecho de 7km entre uma ponta e outra da linha, passando pela estação de Rio Acima mais ou menos no centro do percurso.
O trem era composto por uma locomotiva a vapor e três carros de passageiros, um deles panorâmico, com janelas de vidros grandes.
Locomotiva Elizabeth I deixando a estação em direção a Honório Bicalho. Fotografia
Ao embarcar, os passageiros descobriam que a menção a cachoeiras no nome não tinha a ver com o trajeto, o que de alguma frustrava um pouco. O nome era apenas uma menção às muitas cachoeiras da região e homenageava três delas, uma em cada vagão: vagão 01 'Samsa', vagão 02 'Chicadona' e vagão 03 'Véu da Noiva'.
No trajeto, a locomotiva saía de ré tracionando os carros no sentido Belo Horizonte até o desvio que existe a pouco mais de um quilômetro à frente perto da garagem da locomotiva. Lá, a locomotiva manobrava, tomando o outro lado da composição e voltava de frente, passando pela estação, até sair da cidade onde passava num pontilhão sobre o rio até chegar perto do fim da linha. Lá, fazia outra manobra e tomava novamente o outro lado do trem, saindo de ré até a estação, ponto final do passeio, e esperava outra leva de passageiros.
Máquina manobrando no desvio próximo à estação
Fotografia Campos 2014
Pode-se dizer que a criação desse trem foi, entre alguns outros poucos exemplos, rara no país nas últimas décadas. A linha, da Central do Brasil, conhecida como linha do centro, serviu aos trens de subúrbio da RFFSA até setembro de 1996, quando os trens de passageiros da Rede cessaram suas atividades na cidade e no país. De lá, até 2011 permaneceu abandonada, quando um empresário da região decidiu implantar um trem turístico. Para isso, ele procurou a ABPF e recuperou o trecho da antiga linha, comprou a locomotiva e os vagões.
A locomotiva usada no trem era uma máquina alemã de configuração 0-4-0 (Orenstein und Koppel AK) de 1924. Batizada de Elisabeth I, ela estava abandonada há anos em Timbaúba em Pernambuco após ter tracionado trens de cana-de-açúcar em usinas da região até ser recuperada por uma empresa de São Paulo, quando foi adquirida pelo projeto de trem turístico.
O trem funcionou durante cinco anos e atraiu muitos turistas para a cidade. Havia uma promessa de que os trilhos fossem prolongados para que o Trem das Cachoeiras pudesse chegar até Nova Lima. Para isso, cogitava-se a compra de outra locomotiva da Paraíba que seria também reformada para trabalhar com a Elisabeth I. A ideia da extensão,porém, não vingou.
Locomotiva Elisabeth tracionado carros de paasageiros em frente à estação
Fotografia Campos 2014
Placa lateral da locomotiva Elisabeth
Fotografia Campos 2014
A locomotiva usada no trem era uma máquina alemã de configuração 0-4-0 (Orenstein und Koppel AK) de 1924. Batizada de Elisabeth I, ela estava abandonada há anos em Timbaúba em Pernambuco após ter tracionado trens de cana-de-açúcar em usinas da região até ser recuperada por uma empresa de São Paulo, quando foi adquirida pelo projeto de trem turístico.
Locomotiva Elisabeth antes de ser reformada.
Fotografia: Perez (2006). Inventário das locomotivas a vapor no Brasil.
Locomotiva Elisabeth antes de ser reformada em outro ângulo.
Foto: Perez (2006). Inventário das locomotivas a vapor no Brasil.
Fotografia (Autor anônimo) disponível em (O Tempo 03/09/2013)
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